29/03/21

O fascínio do misterioso Sumidouro em São Desidério

Local onde o rio surge e o mistério do Sumidouro começa  

Para quem quer se desconectar do mundo e mergulhar nos encantos da natureza eu indico um lugar fascinante e misterioso, o Sumidouro João Baio. São apenas dez quilômetros da sede de São Desidério até o Sumidouro, mas apesar de está tão perto da cidade, poucas pessoas conhecem o local, então aqui tem algumas fotos para animar os futuros visitantes quando esta pandemia passar e pudermos sair de casa em segurança.

Entrada da Fazenda

O lugar tem esse nome porque está localizado na Fazendo do Seu João Baio e é um dos pontos onde o Rio João Rodrigues surge de dento de uma pedra, a cada oito minutos o nível da água sobe e desce cerca de 50 centímetros, em um ritmo constante.

Início da trilha de um quilômetro até o Sumidouro




Este mistério intrigante da natureza ainda não foi totalmente estudado porque os mergulhadores só podem ir até certo ponto, onde há uma fenda estreita dentro da rocha, a partir daí tudo é hipótese para explicar como esse fenômeno natural ocorre. Uma delas é que dentro da caverna há um sifão natural entre galerias submersas, o movimento da água e do ar faz com que o nível de água aumente e diminua em intervalos pequenos. Mas para entender melhor o fascínio deste local é preciso uma visita.

A água surge debaixo dessa imensa pedra













Da entrada na fazenda até o Sumidouro, o visitante percorre um quilômetro descendo uma serra por uma trilha ecológica entre paredões rochosos, alguns animais e muitas árvores. No fundo do vale, há uma imensa rocha por onde brota a água que corre beirando o paredão, passa pela vegetação e desaparece dentro de outra pedra. 
A água cristalina corre alguns metros em meio á vegetação  




E desaparece embaixo desta outra rocha


O rio João Rodrigues faz parte de um sistema subterrâneo que aflora no Parque Municipal da Lagoa Azul, formando a Lagoa e corre dentro da Gruta do Catão, reaparece no Sumidouro, depois volta a surgir no Buraco do Inferno e faz a última aparição no Poço do Surubim.

É preciso o acompanhamento de um guia de turismo, a taxa de entrada no Sumidouro é de 15 reais, não há restaurante ou pontos de venda no local, então o turista precisa levar um lanche e bastante líquido para se hidratar, vale lembrar que é importante usar um sapato fechado, pois a descida é íngreme e cheia de pedras, o banho no rio é permitido individualmente por ser de pequeno porte e para ter o máximo de cuidado com o ambiente, lembre-se de não deixar sujeira nos lugares que visita.


Imagem retirada de uma reportagem do Bahia Rural em 2015




Um pouco de história – O proprietário da fazenda conta que o Sumidouro foi descoberto por seu avô quando, junto a outros boiadeiros, procurava um gado perdido nas terras da família. Seguindo por uma trilha pisoteada pelo animal, chegou até um pequeno lago aos pés de um grande paredão onde o gado estava tomando água. Os boiadeiros colocaram suas cabaças em uma pedra e também foram beber água no lago, foi aí que a água começou a subir e levou embora as cabaças que estavam em cima da pedra. Há cerca de 20 anos o Sumidouro João Baio ganhou esse nome e passou a receber visitantes e pesquisadores.

Por: ondeandeitemhistoria.blogspot.com

Um comentário:

  1. Jack, quero primeiramente te parabenizar pela a excelente reportagem... Que maravilha de lugar!!.. com certeza precisa ser visitado e que atravéz de vc e seu blog apartir de agora vão querer conhecer esse lugar deslumbrante

    ResponderExcluir