27/06/19

Escalada, uma prática esportiva crescente em São Desidério


São Desidério dispõe de paredões de até 50 metros de altura propícios para a escalada esportiva 


Para mim que sinto vertigem a um metro do chão, ‘subir pela parede’ a mais de 20 metros de altura é coisa de super-herói. Já, para os aventureiros e apaixonados pela escalada, é uma prática esportiva prazerosa e corriqueira. Tive a alegria de acompanhar um pouco desta nova modalidade em crescimento aqui em São Desidério, confesso que tive vontade de me aventurar, mas a mente tem que estar bem preparada para o desafio e ainda não foi minha vez, fiquei só observando mesmo. 

Para a prática de escalada é necessário acompanhamento do guia




O local escolhido foi o Distrito de Sítio Grande, abençoado pela natureza com rochas adequadas para o esporte, um rio de águas doces, qualidade e quantidade de paredões, relevo plano, bons níveis de escalada esportiva, fatores que chamam a atenção de escaladores de várias partes do Brasil. Recentemente a localidade sediou o 18º Encontro de Escaladores do Nordeste (EENe). 



Paredão Deus Me Livre em Sítio Grande

O Rio Grande banha o distrito e é o principal atrativo turístico do local 






Para realizar uma escalada é fundamental o auxílio dos guias de turismo e do esporte que já trabalham na região. Eles conhecem as trilhas, os locais mais indicados e seguros, dispõem de equipamentos para escalada e de segurança como sapatilha, cadeirinha, capacete, cordas e realizam as instruções básicas para curtir a experiência. Indico a praticante e guia Bruna Passos que mora no Distrito e tem muita experiência, o contato é pelo número (77) 9 9808-9044. 

Vista do alto do Paredão Deus Me Livre

A trilha para chegar aos locais de escalada são de fácil acesso, mas é necessário acompanhamento de um guia


As trilhas são espetaculares, rochas de vários formatos, plantas nativas do Cerrado brotam entre as pedras, barrigudas imponentes, penhascos e vistas fascinantes. Mesmo quem não tem coragem de se arriscar em uma escalada, pode curtir o passeio, degustar a culinária local e ainda se refrescar nas águas cristalinas do Rio Grande. O Distrito dispõe de pousadas, Camping, restaurantes, mercados, farmácia, padaria e empresas de guia de turismo. 

Vista do Distrito do alto do Paredão Deus Me Livre

Local onde tem início a Tirolesa, outra prática esportiva radial no Distrito 



A pesar do clima seco a paisagem é linda  





A Barriguda está em quase todo território do município e se tornou árvore símbolo local



Vale ressaltar que os escaladores seguem regras como a preservação da natureza, cada um deve cuidar do espaço e ter consciência dos impactos que pode causar ao meio. Além do Setor de escalada Deus me Livre em Sítio Grande, atualmente, São Desidério dispõe de outros setores, são eles: Paraíso, Braga, Silois, Labirinto da Coruja e Derocal. Já estou ansiosa para conhecer, rsrsrsrsrsrs. 

Um pouco de História: Atribui-se os primórdios da escalada em São Desidério aos praticantes de técnicas verticais locais que fixavam apenas um topo e escalavam sem equipamentos adequados e técnicas específicas. Em meados de 2010, escaladores de Bom Jesus da Lapa trouxeram à comunidade técnicas mais apuradas. Em 2012 surgiram novas parcerias entre escaladores baianos, paulistas, paranaenses e cariocas, que puseram-se a explorar a localidade e disseminar a escalada. Escaladores candangos também frequentaram o local e abriram novas vias. A cada ano Sítio se torna mais conhecido e atrai mais escaladores. (Informações retiradas do Guia de Escalada 2019) 

Por: ondeandeitemhistoria.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário