Há muito, muito tempo, eles conquistaram e reinaram absolutos em terras europeias. As histórias de lutas, explorações e pirataria vivem no imaginário de muita gente que já ouviu falar dos Vikings, mas poucos sabem que eles se destacaram também pela coragem em viajar pelos mares, sua capacidade de construir embarcações seguras e ágeis e de investir no comércio.
Os vikings são uma antiga civilização da região da Escandinávia, atual território de três países europeus, Suécia, Noruega e Dinamarca. Conhecemos um pouco mais sobre a história deste povo em nossa viagem para sua terra natal, a Dinamarca. Visitamos uma cidadezinha chamada Ribe, a mais antiga do país, fundada no século VIII no início da Era dos Vikings. O passeio pela cidade nos revelou construções centenárias, o porto do canal de Ribe com conexão direta com o mar de onde saíam as embarcações Vikings e o Museu Ribes Vikinger.
Vestuário dos primeiros religiosos da cidade
Muitos registros históricos foram marcados em pedras
Âncora de uma embarcação Viking
Peças de cerâmica
Cenário retrata cotidiano no povoado
Armas Vikings
Chaves usadas nos cofres dos comerciantes Vikings
Os Vikings adoravam vários deuses, entre eles Odin e Thor
Utensílios domésticos
Sempre usavam detalhes de animais nos utensílios
Tapeçaria Viking
Marca muito utilizada pelos Vikings
Os Vikings desenvolveram moedas para utilizar no comércio
Porto de onde partiam as embarcações Vikings
Poste centenário marca o local de embarque
O passeio foi encantador e surpreendente, em cada lugar a marca do passado que antes só conhecíamos por meio de livros e filmes. Apesar de algumas construções modernas, as características do antigo e a preservação dos espaços são preocupações constantes dos habitantes. 110 casas são originais da década de 700 e protegidas.
Catedral Nossa Senhora construída em 1150, relíquia da Idade Média
Detalhes da Catedral
Hans foi o principal teólogo luterano e estudou com Martinho Lutero
Detalhes das casas e ruas de Ribe
Vários restaurantes e hotéis foram instalados nessas construções antigas que as vezes pareciam que podiam cair em nossas cabeças, rsrsrsrsrs. Conhecemos também uma cervejaria, e é claro que degustamos alguns sabores de cervejas dinamarquesas, foi lá que experimentei também o famoso caviar. Apesar do frio, muitos comerciantes expõem seus produtos do lado de fora das lojas para atrair turistas.
Prataria Viking
Iguarias dinamarquesas
Passeio na cervejaria
Produtos expostos ao ar livre
Detalhes da fechadura das portas
Um pouco mais de história – Os Vikings eram guerreiros que viajavam pelos mares, saqueavam cidades e estabeleciam colônias levando para toda parte sua cultura. Chegaram à América do Norte antes de Cristóvão Colombo, mas fracassaram ao tentar colonizar os americanos. As embarcações eram chamadas de Drakar, ou seja, navio dragão, elas eram projetadas para realizar manobras rápidas de ataque e de fuga, navegavam em águas rasas e rios estreitos.
Adoravam vários deuses, a exemplo de Odin e Thor, e acreditavam em gigantes. Suas principais armas eram espadas, facas, adagas, lanças, machados e arco e flecha, na hora das batalhas, muitos imitavam animais. As primeiras invasões vikings estão registradas na década de 790. Os povoados vikings tinham entre 50 e 500 habitantes, todos deviam se ajudar, o trabalho era dividido e as mulheres eram consideradas livres, podendo herdar até a posição do chefe da família, muitas também eram guerreiras.
A cidade medieval de Ribe enfrentou várias catástrofes: em 1403 foi saqueada pelos Wendos; entre 1176 e 1402 sofreu sete incêndios que destruíram grande parte da cidade; a peste atingiu e eliminou boa parte da população até 1350 e ainda sofreu duas grandes inundações em 1362 e 1512. Diante de todas estas catástrofes naturais, aliada às guerras, no final do século XV viviam em Ribe, apenas cinco mil pessoas
Por: ondeandei2015.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário