12/04/17

A história marcada nas pedras


O brilho 'natural' nas pedras deu nome ao complexo das grutas. As pinturas rupestres datam mais de dois mil anos. 






Nossa viagem desta vez é para o complexo da Gruta das Pedras Brilhantes, também conhecida como Gruta do Seu Edson uma homenagem ao proprietário das terras onde está situada. Local deslumbrante que emana uma energia intensa, não só pela beleza que o envolve, mas também pela história marcada nas pedras. São várias pinturas rupestres impregnadas na gruta principal. Elas datam mais de dois mil anos e apesar de resistirem à ação do tempo, foram brutalmente prejudicadas pela ação do homem.

Quem observa a mata ao fundo, não imagina que lá está localizado o complexo da Gruta das Pedras Brilhantes  

Na trilha é possível apreciar imagens maravilhosas da natureza. 






O local é de fácil acesso, por isso muitas pessoas visitam sem a orientação de um guia de turismo e acabam rabiscando as pedras, fazendo fogueiras, deixando restos de alimentos e lixo. Por isso esta postagem também tem o objetivo de conscientizar os visitantes e pedir que cuidem melhor dos patrimônios naturais que possuímos para que no futuro as novas gerações também possam usufruir dessas riquezas.

Gruta principal vista externa

Gruta principal vista superior

Gruta principal por baixo da primeira pedra

Grutas pequenas espalhadas pela trilha  

Gruta principal vista interna, a pedra do meio é conhecida como pedra da maternidade, segundo histórias antigas era o local onde as índias da tribo se posicionavam para parir. 

Pequenas grutas 




Além da gruta principal, outras pequenas cavernas compõem o complexo. Para conhecer melhor o espaço é recomendado o acompanhamento de um guia que poderá falar também sobre os aspectos históricos do local. São Desidério tem vários registros de sítios arqueológicos, um deles é o da Gruta das Pedras Brilhantes, segundo estudos realizados no local, indígenas da tribo Tapuias viviam na gruta que está situada próximo ao Rio Grande fator que facilitava a vida no lugar. Nômades, eles buscavam caça, água e abrigo da chuva.

O complexo da Gruta das Pedras brilhantes está situada à 3km do Distrito de Sítio Grande, importante ponto turístico da cidade, banhado pelo Rio Grande.


Por: ondeandei2015.blogspot.com    Texto e Fotos: Jackeline Bispo          

Nenhum comentário:

Postar um comentário