19/09/16

Chegou setembro

Mês de setembro é um mês especial para o povo de São Desidério. É o período dos principais festejos religiosos da cidade, Nossa Senhora Aparecida, dia 19 (data oficial 12 de outubro), e o Divino Espírito Santo, dia 20 (data oficial dia 31 de maio). E por isso essa postagem sobre a cidade que vivo e amo.

A mudança nas datas é decorrente do calendário de visitação dos primeiros padres que atendiam à região, entre eles, Padre Armindo. Depois de passar por várias localidades, viajando a cavalo, nos dias 19 e 20, o vigário realizava as missas com casamentos e batizados no então distrito de São Desidério pertencente ao município de Barreiras. O tempo passou, outros padres vieram para região, mas a tradição permaneceu em setembro. Paralelo à essas comemorações nasceu a Festa da Paz em 1997, evento musical que atrai milhares de participantes e atrações locais, regionais e de renome nacional.   

Festejos de Nossa Senhora Aparecida








Festejos do Divino Espírito Santo









São Desidério é uma cidade jovem, com 54 anos de emancipação. Mas seu povo guarda tradições e manifestações culturais centenárias. Um município rico em belezas naturais (já existem algumas postagens anteriores sobre o turismo e escreverei outras mais) que há cerca de 30 anos também se mostrou capaz de gerar mais riquezas com o agronegócio. Mas o maior de todos os bens desta terra é seu povo, que a cada setembro mantem viva suas raízes e tradições.

Belas paisagens rurais



Artesanato produzido no município

Centro de informação ao turista

Barragem construída na década de 1960

Orla e lago da barragem principal ponto turístico no centro da cidade








Para quem não conhece, vale à pena visitar São Desidério e descobrir os encantos de nossa querida cidade.



Texto e Foto: Jackeline Bispo 

01/08/16

Os sabores das cervejas européias

Hoje é um dia especial, é o aniversário do meu amigo, companheiro e grande amor, Rodrigo Rocha. Por isso esta homenagem a ele, que durante nossa viagem a Europa, pôs em prática um de seus hobbies, experimentar cervejas. 

A primeira cerveja da viagem foi ainda dentro do avião

Na chegada a Hamburgo uma cervejinha na recepção

E foram vários tipos de cervejas em cada país visitado. Perdi até as contas de quantas saboreamos, mas consegui registrar algumas delas. Apesar do frio, com certeza Rodrigo amou conhecer tantos gostos diferentes. Cervejas geladas e quentes, amargas e doces, fortes e fracas, iguarias que ficarão marcadas em nossa história. Sempre na companhia dos amigos Sérgio Reis, Deyse di Carla, Suzana Moreira e Claudia Trindade. 

Cervejas provadas na Áustria





Cervejas provadas na Bélgica



Além dos sabores conhecemos também um pouco da cultura de cada país na produção dessas bebidas. A arte de fazer cerveja é uma das tradições mais antigas da Europa e sem dúvidas é uma experiência intensa e rica em história, pois muitas das tradições cervejeiras européia tiveram início nos mosteiros ou nas abadias há mais de 500 anos. 

Cervejas provadas na Dinamarca



Cervejas provadas na Espanha


Cerveja provada na França

Cervejas provadas na Holanda 



Cervejas provadas em Portugal



Só na Alemanha existem cerca de 1350 cervejeiras, produzindo mais de 5000 marcas. Ufa, precisaríamos de muito tempo na Europa para provar todas elas, rsrsrsrsrsrsrsrs. Mas no mês que passamos lá, Rodrigo conseguiu provar 40 tipos, já é um bom começo. Agora, os planos são de voltar um dia para continuar com esse trabalho, kkkkkkkkk.  

Cervejas provadas na Alemanha


 










Enfim, viajar é maravilhoso e experimentar novos sabores faz parte das incríveis descobertas de uma boa viagem. Então, parabéns meu bem, é sempre um imenso prazer viajar ao seu lado e dividir esses momentos fantásticos. Que venham muitos anos de vida, com muita fé, saúde, amor, paz, trabalho e viagens. Amo-te. 
    

Por Jackeline Bispo   Fotos: Jackeline Bispo, Rodrigo Rocha, Sérgio Reis.