19/10/22

São Desidério tem lugares lindos para o passeio do fim de semana


São Desidério tem muitos lugares lindos e aconchegantes para passar um dia de descanso e conexão com a natureza. Um cantinho que conhecemos recentemente é a chácara Sabores da Roça, situada no povoado de Morrão há 15 quilômetros da sede de São Desidério pela BR 135.








Com um amplo espaço verde e uma decoração charmosa, conta com as águas refrescantes do Rio Grande, convidativas para um bom mergulho nesse período de calor. Vários quiosques e algumas árvores garantem sombra e conforto aos visitantes. O local serve comidas típicas da região a exemplo da galinha caipira, tem opção de petiscos e bebidas. É um bom local para crianças também, com parte rasa do rio e alguns brinquedos espalhados no espaço.









A chácara foi criada e aberta ao público há 3 anos, funciona de quinta a domingo e já está se organizando para abrir um novo espaço mais amplo e com mais atrações com trilha ecológica e passeio a cavalo (pônei) para crianças.

Um pouco de história – Morrão se desenvolveu às margens do Rio Grande e conta com vários pontos turísticos particulares abertos ao público. Sua história é centenária, os primeiros moradores viviam da agricultura de subsistência. Uma das marcas do povoado são as tradições religiosas, a exemplo da Caminhada Ecológica de São Sebastião em 20 de janeiro desde a década de 1960, mantida até hoje. A igreja da localidade foi construída pelo Maestro Heliodoro Alves Ribeiro para cumprir uma promessa feita após uma queda a cavalo.

Por: ondeandeitemhistoria.blogspot.com - Jackeline Bispo










15/07/22

Um refúgio no meio do cerrado e da produção agrícola


Um lugar bacana para passar o dia e aproveitar com a família e amigos é o Refúgio Hotel Fazenda no Distrito de Roda Velha há 130 quilômetros da sede de São Desidério, em meio ao cerrado e as grandes fazendas produtoras de grãos e algodão. O local foi aberto há quase uma ano e ainda passa por trabalhos de paisagismo e decoração, mas tem um ambiente muito agradável para hóspedes e para curtir um Day Use também.









Aproveitamos o recesso de julho para visitar amigos e conhecer o local, porém indico meses mais quentes para este passeio, pois a água estava muito fria e venta bastante nesse período do ano. Apesar do friozinho, foi um dia de descanso para nós e de muita diversão para Ester. O Refúgio é excelente para crianças, ampla piscina com parte rasa, lago de água clara com parte bem rasa também, parquinho, brinquedos e redes.

























O valor do Day use é R$100 por pessoa com alimentação inclusa, o cardápio é diversificado e as porções bem generosas. Alguns quartos para hospedagem foram feitos com contêineres, assim como banheiros e parte do restaurante, tudo decorado de forma rústica e com muito charme. Saindo de São Desidério o acesso é pela BA 463 até o entroncamento com a BR - 020. Valeu a pena conhecer mais esse cantinho do nosso município que é tão grande e tem uma natureza tão exuberante.
















Um pouco de história: Roda Velha é um distrito do município de São Desidério. Na década de 1950 o presidente do Brasil Juscelino Kubitschek cogitou a ideia de construir a capital do país nas terras planas de Roda Velha. JK ordenou a construção de um lago represando um rio que passa pelo local e iniciou a construção da BR-020 que corta o distrito. O Refúgio foi construído às margens desse lado, antes de se tornar um hotel, no lugar havia um posto de gasolina.

Foto de um quadro na recepção do Refúgio mostra o lago antigamente 

De acordo com histórias contadas por moradores mais antigos do Distrito, o nome Roda Velha surgiu por causa de uma roda d’água instalada no rio que passa pelo local. Era uma roda d’água muito antiga que servia de referência para viajantes e tropeiros, eles chamavam este ponde de Roda Velha.

Por: ondeandeitemhistoria.blogspot.com