19/02/21

História e beleza de um dos principais pontos turísticos da sede em homenagem ao 59 anos de São Desidério

Construção da Barragem no Rio São Desidério na década de 1960

Um dos cantinhos mais belo da nossa cidade, que se tornou um cartão postal do município e que está ligado à vida de muita gente é o Rio e a Barragem. 

Apesar da beleza atual, até chegar aqui muita coisa aconteceu e mudou. Segundo as histórias lembradas pelos moradores mais antigos, o rio era de pequeno porte, mas de águas correntes e profundas em muitos pontos, com pequenas cascatas, passava pelas terras da fazenda Palmares, então distrito do município de Barreiras até quando foi emancipado em 22 de fevereiro de 1962 quando já se chamava São Desidério. 

Praça da Igreja. Primeira Igreja Católica construída no local da antiga capela. Casas ao redor da Igreja na década de 1940, essas casas foram demolidas para a construção da barragem, pois o rio passava no fundo das casas, os moradores foram indenizados 

Praça da Igreja, antes e atualmente

A maioria das casas foi construída próxima ao rio para facilitar o acesso à água, bem como uma pequena igreja em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Áreas de plantação de feijão e hortaliças também ficavam perto das águas, que eram sinônimo de vida, trabalho e diversão. O potencial do rio São Desidério, que leva o nome da cidade, despertou o interesse político e empresarial da época e antes mesmo da emancipação do município, uma barragem começou a ser construída no ano de 1958, por meio da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), mais tarde denominada Companhia do Vale do São Francisco, depois transformada em Superintendência do Vale do São Francisco, até finalmente se tornar a Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (CODEVASF) como conhecemos atualmente. 

Comportas por onde a água da barragem desce para o canal que vai de São Desidério a Barreiras

Além da pouca mão de obra local, foram contratados trabalhadores de outras cidades e estados para a obra que movimentou o distrito e passou a modificar a rotina pacata dos moradores. A meta da construção da barragem era represar o rio para levar água aos produtores rurais de São Desidério à Barreiras por meio de um canal de irrigação que até hoje existe e passa por várias propriedades.


Chafariz na Praça Juarez de Souza, onde os moradores pegavam água para abastecer suas casas

Foi por meio da barragem que a CVSF instalou o primeiro sistema de abastecimento de água encanada, todas as ruas existentes na época receberam a encanação, nem todos tinham condições de fazer a instalação em suas casas, por isso foram instalados também três Chafarizes na cidade, utilizados pela população em geral. O serviço era gratuito e administrado pela prefeitura, na década de 1970 passou a ser gerido pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA). 

O projeto da barragem incluía ainda uma lavanderia pública, e uma pequena hidrelétrica que apesar da construção do canal que levaria a água ao maquinário (já adquirido pela empresa responsável), não chegou a ser concluída, possivelmente por falta de verbas e interesse político. 

Lavanderia na década de 1960 e atualmente

A obra das salas de passar roupa e da pequena hidrelétrica que teve o projeto cancelado, hoje o local é um mirante da Barragem 

Parte da obra da barragem foi inaugurada em 1963, mas nos anos seguintes continuou sendo executada outras partes do projeto que trouxe desenvolvimento, mas também descontentamento de muitos moradores por causa de problemas sérios como a poluição do rio e a derrubada da mata ciliar.  

Antes e depois de alguns pontos da orla da barragem




Na década de 1980 a margem da barragem recebeu uma estrutura em mureta de concreto, chamada de cais, no intuito de iniciar um projeto paisagístico do local. No início da década de 2000 essa estrutura foi derrubada e foi feito um calçadão ao redor da margem superior da barragem. Atualmente toda a margem do rio passou por revitalização e recebe investimentos estruturais e paisagísticos tornando o espaço um local agradável, propício para passeios e prática esportiva. 

A barragem faz parte da história de São Desidério e é um dos lugares da sede mais agradáveis para visitar










Por: ondeandeitemhistoria.blogspot.com

Algumas fotos são registros de familiares e amigos ou de redes sociais como facebook e instagram.