30/05/19

Um passeio mágico pelo Zoológico de Brasília

Mapa na entrada do Zoo, não há muitos espalhados no local então é bom tirar uma foto para se guiar 

Quando visitei o Zoo de Brasília pela primeira vez, tinha cinco anos, por isso me lembrava vagamente do que tinha visto. Estava na hora de voltar e levar Ester e Rodrigo que também não conheciam o lugar. 


Letreiro na entrada do Zoo


Estátua em memória da elefanta 'Nely', primeiro animal do Zoo de Brasília


O Jardim Zoológico de Brasília é um dos pontos turísticos da capital brasileira mais interessante para visitar. Para quem tem criança o passeio se torna uma verdadeira aventura, porque é bem complicado segurar os pequenos com tanto espaço para correr e tanto bicho para conhecer de verdade. “Mãe os bichos do livro são de verdade”, dizia Ester, ao se encantar com cada novo animal.



Alguns animais se escondem dos visitantes

Muito espaço para a criançada correr


Alguns animais vivem soltos no parque, por isso é preciso seguir as regras, como não se aproximar muito, nem alimentá-los.

Com o passar dos anos, medidas de segurança foram tomadas para manter os animais bem afastados dos visitantes em decorrência de acidentes e para que não alimentem os bichos.



Esperando a ariranha aparecer no aquário ao fundo, mas ela não deu as caras, rsrsrs 



Esperando o lobo guará chegar mais perto

Com área superior a 600 hectares, abriga mais de 1400 animais entre aves, répteis, mamíferos e artrópodes. Para conhecer todo o espaço, aconselho um dia inteiro no zoológico. Infelizmente não concluímos nossa visita ao local, porque o clima estava bem instável, quando chegamos o sol brilhava no céu, mas por volta de meio dia começou a chover. Para quem passeia com crianças é bom levar sempre um casaquinho dependendo do período. É importante usar roupas e calçados confortáveis para o dia de caminhada, brincadeiras, conhecimento e admiração à natureza. 


Muitos aviários espalhados pelo Zoo, em alguns o barulho do canto das aves é bem forte 

Gigantescos aviários com centenas de espécies 


O borboletário também é encantador 



O tempo fechou e a chuva caiu

Além dos recintos dos animais, o Zoo conta com Museu, parque para camping, playgrounds, lagos, estacionamentos, lanchonetes, banheiros, barracas de lanches e outros. O acesso ao local é pela Avenida das Nações Via L4 Sul, o caminho é bem sinalizado e os guias de navegação ajudam muito, rsrsrsrsrs. A capital está há pouco mais de 580 quilômetros de São Desidério, cerca de sete horas de viagem.

Playgrouds completam a alegria da criançada


Durante o almoço, a visita de pássaros



O Zoo é aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O valor da entrada é de R$10 (inteira) e R$5 (meia), crianças até seis anos de idade não pagam entrada. O passeio é maravilhoso, o encontro com animais magníficos é uma recordação valiosa para o resto da vida.

O tamanduá bandeira desfila devagar e se balançando


Estruturas aéreas permitem que alguns animais circulem entre as árvores


Lindas e enormes cobras rastejam nos recintos 


O urso é um espetáculo à parte

O tigre branco é magnífico e tem um rugido belíssimo e assustador


Ao fundo a elegante girafa 


Um pouco de história - O Zoo de Brasília abriu as portas em 6/12/1957, antes mesmo da capital do Brasil ser inaugurada. O primeiro animal do espaço foi uma Elefanta Indiana que o Presidente Juscelino Kubitschek recebeu de presente do embaixador indiano. Para abrigar o animal, ser um ponto turístico e desenvolver ações voltadas para a defesa e preservação da fauna e flora brasileira, foi criada a Fundação Jardim Zoológico. 

Por: ondeandeitemhistoria.blogspot.com.br

13/05/19

Fátima - lugar de oração, emoção e paz

Cova da Iria, na capelinha branca está a imagem de Fátima que na coroa carrega uma das balas que atingiu o Papa João Paulo II

'A treze de maio na Cova da Iria no céu aparece a Virgem Maria. Ave, Ave, Ave Maria. Ave, Ave, Ave Maria (...)' 

Tivemos o grande prazer e honra de cantar esta música na Cova da Iria no Santuário de Fátima em Portugal. Um momento de muita oração, emoção e felicidade em nossas vidas. Para mim, contemplar a imagem de Fátima é entender o quão simples e amorosa é Maria, mãe de Jesus e nossa. E como ela intercede por nós junto a Jesus. 

Estátuas marcam os lugares e retratam as aparições



As aparições foram em pontos diferentes e um pouco distantes um do outro, por isso os caminhos foram revitalizados para receber os visitantes 







Os três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta foram crianças abençoadas por Deus para receber a mensagem do Anjo e ver com os próprios olhos Nossa Senhora de Fátima.

Visitamos a casa dos pastorinhos e os lugares onde aconteceram as aparições. Locais belíssimos que transmitem muita paz. Visitamos também a Igreja onde as crianças foram batizadas. E hoje, no dia de Nossa Senhora de Fátima relembro os instantes maravilhosos que passamos por lá.
Detalhes da casa onde viveram os Pastorinhos




Nos dias frios, nesse local era acendida uma pequena fogueira

Local onde as ovelhas ficavam 

Igreja onde as crianças foram batizadas



Um pouco de história - João Paulo II sofreu um atentado na tarde de 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Três disparos atingiram o Papa, um no estômago, outro na mão esquerda e o terceiro no cotovelo. No momento do atentado o Papa segurava uma criança de um ano e seis meses, ela não foi atingida. Mais tarde o autor do atentado disse a polícia que teve dificuldade em mirar João Paulo porque ele estava com a criança nos braços. Ela ficou conhecida como a menina que salvou o Papa. Após dois anos do ocorrido João Paulo visitou o atirador na prisão e o perdoo. Em 1982 ao visitar o Santuário de Fátima, o Papa deixou uma das balas que o atingiu na coroa de Nossa Senhora de Fátima.


O Santuário de Fátima é composto por uma enorme praça e várias construções. Nas fotos, alguns detalhes do local.



Basílica de Fátima 


Porta da Igreja da Santíssima Trindade




A aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos foi em 13 de maio de 1917 debaixo desta Azinheira. O Santuário foi erguido ao redor da árvore.

Aparições de Fátima - é a designação comum dada a um ciclo de aparições marianas que ocorreu durante o ano de 1917 na localidade de Fátima, em Portugal. 
Registros e histórias locais mostram que as aparições da Virgem Maria, ocorriam desde o ano de 1758. No dia 13 de maio de 1917, três crianças, Lúcia dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), afirmaram terem visto "...uma senhora mais brilhante do que o Sol" sobre uma azinheira quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, próximo da aldeia de Aljustrel. Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via-a, mas não a ouvia.
A aparição da Virgem Maria repetiu-se por três vezes nos cinco meses seguintes e foi portadora de importantes mensagens ao mundo. Estas aparições foram precedidas e seguidas por outros fenômenos, acontecimentos que foram relatados e redigidos por Lúcia a partir de 1935, em quatro manuscritos conhecidos por Memórias I, II, III e IV.


Por: ondeandeitemhistoria.blogspot.com.br - Jackeline Bispo