Mapa na entrada do Zoo, não há muitos espalhados no local então é bom tirar uma foto para se guiar
Quando visitei o Zoo de Brasília pela primeira vez, tinha cinco anos, por isso me lembrava vagamente do que tinha visto. Estava na hora de voltar e levar Ester e Rodrigo que também não conheciam o lugar.
Letreiro na entrada do Zoo
Estátua em memória da elefanta 'Nely', primeiro animal do Zoo de Brasília
O Jardim Zoológico de Brasília é um dos pontos turísticos da capital brasileira mais interessante para visitar. Para quem tem criança o passeio se torna uma verdadeira aventura, porque é bem complicado segurar os pequenos com tanto espaço para correr e tanto bicho para conhecer de verdade. “Mãe os bichos do livro são de verdade”, dizia Ester, ao se encantar com cada novo animal.
Alguns animais se escondem dos visitantes
Muito espaço para a criançada correr
Alguns animais vivem soltos no parque, por isso é preciso seguir as regras, como não se aproximar muito, nem alimentá-los.
Com o passar dos anos, medidas de segurança foram tomadas para manter os animais bem afastados dos visitantes em decorrência de acidentes e para que não alimentem os bichos.
Esperando a ariranha aparecer no aquário ao fundo, mas ela não deu as caras, rsrsrs
Esperando o lobo guará chegar mais perto
Com área superior a 600 hectares, abriga mais de 1400 animais entre aves, répteis, mamíferos e artrópodes. Para conhecer todo o espaço, aconselho um dia inteiro no zoológico. Infelizmente não concluímos nossa visita ao local, porque o clima estava bem instável, quando chegamos o sol brilhava no céu, mas por volta de meio dia começou a chover. Para quem passeia com crianças é bom levar sempre um casaquinho dependendo do período. É importante usar roupas e calçados confortáveis para o dia de caminhada, brincadeiras, conhecimento e admiração à natureza.
Muitos aviários espalhados pelo Zoo, em alguns o barulho do canto das aves é bem forte
Gigantescos aviários com centenas de espécies
O borboletário também é encantador
O tempo fechou e a chuva caiu
Além dos recintos dos animais, o Zoo conta com Museu, parque para camping, playgrounds, lagos, estacionamentos, lanchonetes, banheiros, barracas de lanches e outros. O acesso ao local é pela Avenida das Nações Via L4 Sul, o caminho é bem sinalizado e os guias de navegação ajudam muito, rsrsrsrsrs. A capital está há pouco mais de 580 quilômetros de São Desidério, cerca de sete horas de viagem.
Playgrouds completam a alegria da criançada
Durante o almoço, a visita de pássaros
O Zoo é aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O valor da entrada é de R$10 (inteira) e R$5 (meia), crianças até seis anos de idade não pagam entrada. O passeio é maravilhoso, o encontro com animais magníficos é uma recordação valiosa para o resto da vida.
O tamanduá bandeira desfila devagar e se balançando
Estruturas aéreas permitem que alguns animais circulem entre as árvores
Lindas e enormes cobras rastejam nos recintos
O urso é um espetáculo à parte
O tigre branco é magnífico e tem um rugido belíssimo e assustador
Ao fundo a elegante girafa
Um pouco de história - O Zoo de Brasília abriu as portas em 6/12/1957, antes mesmo da capital do Brasil ser inaugurada. O primeiro animal do espaço foi uma Elefanta Indiana que o Presidente Juscelino Kubitschek recebeu de presente do embaixador indiano. Para abrigar o animal, ser um ponto turístico e desenvolver ações voltadas para a defesa e preservação da fauna e flora brasileira, foi criada a Fundação Jardim Zoológico.
Por: ondeandeitemhistoria.blogspot.com.br