Praça do Obradoiro
Andar pelas ruas de Santiago de Compostela na Espanha foi uma experiência transcendental. Tudo emana energia e história. A cidade é conhecida por ser o ponto final do terceiro maior caminho de Peregrinação Cristã do mundo, sendo superada apenas por Roma e Jerusalém.
O ponto mais visitado é a Catedral de Santiago, onde está os restos mortais de Tiago, apóstolo de Jesus. Visitar este lugar foi, sem dúvidas, um momento de intensa e pura emoção e fé. A fundação da cidade está ligada a descoberta dos restos mortais do apóstolo entre 812 e 840.
Com uma fachada barroca, a Catedral recebe milhares de visitantes anualmente, mas são nos meses de junho a agosto que o lugar recebe mais peregrinos. Nossa visita foi em março, período bem tranquilo, apesar de frio.
Várias Igrejas e palacetes estão distribuídos pelo Centro Histórico Medieval
Algumas ruas são tão estreitas que só passa uma pessoa em cada sentido
Vale à pena andar pelo Centro Histórico e degustar as iguarias do lugar
Alguns restaurantes e bares oferecem espaços de recadinhos que são escritos por pessoas de todo o mundo
Um dia é suficiente para visitar os principais pontos turísticos, mas para conhecer a culinária e todo o charme da cidade é bom ficar um pouco mais. Ela é cheia de praças como o Obradoiro, Quintana e Toural, dezenas de igrejas e palacetes incrivelmente belos. Vários Hostels estão espalhados pelo local, é mais barato e bem confortável se hospedar em um deles.
A visita à Catedral é o ponto final da peregrinação pelos 'Caminhos de Santiago' que se estendem por toda Europa Ocidental em milhares de quilômetros. Em 1985 o centro histórico de Compostela foi incluso na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
No altar mor da Catedral há uma estátua de Santiago do século XIII. Em ouro, está cravada de pedras preciosas, segundo a tradição, deve-se abraçá-la, por trás. A fila é enorme, mas nós conseguimos viver essa experiência de renovação de nossa fé. Na parte de baixo do altar está o túmulo do Santo.
Catedral de Santiago de Compostela
Altar Mor, detalhe para o incenso gigante pendurado no centro da capela, durante as missas dos peregrinos, ele se movimenta entre os fieis
Detalhe do Altar Mor, estátua de Santiago, uma pequena escada ao fundo dá acesso às costas da estátua, onde os fiéis abraçam o monumento
Após uma fila enorme consegui viver este momento de emoção e fé
Abaixo do Altar Mor está o túmulo de Santiago
Para chegar à cidade é possível ir de avião ou pelas rodovias, mas vale lembrar que não é permitida a entrada de carros no Centro Histórico Medieval, que cobre grande parte da cidade, então, tem que caminhar muito lá dentro e a cada passo, as vivências são incríveis.
Os carros ficam estacionados nos arredores do Centro Histórico Medieval que ocupa boa parte da cidade, não é permitido andar de carro no Centro
Texto e foto: ondeandeitemhistoria.blogspot.com.br