Dois cantinhos abençoados pela natureza. Banhados pelo Rio Grande, Sítio Grande e Morrão são excelentes opções para o lazer do final de semana, em especial neste período de festas para quem procura por descanso, curtição ou aventura.
Morrão está há 15 quilômetros da sede de São Desidério, seguindo a BR 135, uma placa indica a entrada para o povoado. Às margens do Rio Grande, o Balneário e vários pontos turísticos particulares oferecem ambientes de total encontro com a natureza. O povoado recebeu recentemente duas praças que deixaram o local mais charmoso e belo. Indico o Morrão para quem prefere mais calmaria, sombra e água fresca.
Balneário do Morrão
A Igreja do povoado construída na década de 1960 já foi reformada várias vezes e agora recebeu uma praça e projeto paisagístico
Cantinho especial – Em Morrão tem um lugar muito bacana que vale à pena conhecer para desfrutar o que a natureza oferece. Além da beleza, o Sola’s oferece ótima culinária, espaços aconchegantes e bom atendimento.
Sola's
Grafites no ambiente
Um pouco de história - Morrão se desenvolveu às margens do Rio Grande. Sua história é centenária, os primeiros moradores viviam da agricultura de subsistência. Uma das marcas do povoado são as tradições religiosas, a exemplo da Caminhada Ecológica de São Sebastião em 20 de janeiro, desde a década de 1960 e mantida até hoje. A igreja da localidade foi construída pelo Maestro Heliodoro Alves Ribeiro para cumprir uma promessa feita após uma queda a cavalo.
Ponte na entrada do povoado na década de 1980 e atual aspecto do mesmo lugar
Balneário do Morrão antes e depois das novas praças
Sítio também está há 15 quilômetros da sede do município, mas em outro sentido, o trajeto é pela BA 463. Pousadas, bares e restaurantes estão espalhados no Distrito, tudo bem pertinho das águas revigorantes do Rio Grande margeado pela orla, sempre lotada, e vários pontos de banho. O local dispõe também de um belíssimo paredão natural com cerca de 40 metros de altura, denominado ‘Deus Me Livre’, propício para prática de esportes radicais. Mas é preciso contatar guias de turismo e equipes profissionais para praticar a tirolesa ou rapel. Indico o Sítio para quem quer mais curtição e esportes de aventura.
Paradão Deus me Livre
Prática de esportes radicais
Um pouco de história – A região onde se localiza Sítio Grande foi povoada, primeiramente, por indígenas. Sítios arqueológicos e pinturas rupestres comprovam a existência da tribo Tapuias. Mas, muito dessa parte da história fica na imaginação, pois os registros documentais existentes são mais recentes. O que se sabe ao certo é que Sítio era ponto de parada e descanso dos tropeiros que viajavam a cavalo vindos do Goiás, Tocantins e outros estados brasileiros. Os moradores mais antigos do local, contam que Sítio era um distrito de Barreiras e continuou com o título após a emancipação de São Desidério. O nome da localidade era Sítio do Rio Grande, hoje apenas, Sítio Grande.
Distrito de Sítio Grande na década de 1970 e atual aspecto do mesmo lugar
Ao fundo antiga ponte de madeira e atual aspecto da orla do Distrito