Ranchão no centro da cidade
A região oeste da Bahia é muito abençoada em recursos naturais e turísticos. Cada cidade com suas belezas e atrações. Abril foi mês de férias e a viagem desta vez foi para o município de Correntina, um verdadeiro oásis para quem gosta de sombra, água fresta e cristalina. Fica melhor ainda para quem tem crianças, como eu, vários pontos do rio são bem rasinhos e seguros, além da comodidade, pois o principal ponto turístico, o Rio Corrente corta o centro da cidade, hotéis, restaurantes e bares, comércio em geral, são bem centralizados.
Várias pontes ligam as ilhas no centro da cidade e no arquipélago 'Sete Ilhas'
O município é banhado pelos rios Corrente, Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio, todos de águas cristalinas. Os principais pontos turísticos são a Ilha do Ranchão, a orla que segue na margem do rio e o arquipélago ‘Sete Ilhas’, a menos de dois quilômetros do centro.
Arquipélago 'Sete Ilhas'
Localizada a 914 km de Salvador, 527 km de Brasília e a menos de 200 km de São Desidério, a cidade fica cheia de turistas no período do carnaval, mas nas outras épocas do ano o movimento é tranquilo, propício para quem busca descanso e diversão. O principal acesso é pela BR 135.
Orla no centro da cidade
Um pouco de História – Emancipada em 30 de março de 1938, Correntina completou recentemente 80 anos, mas sua história é bem mais antiga, na década de 1700 existe registro dos indígenas que viviam no local. Na década 1800 chegaram os fugitivos da seca que assolava muitas regiões do nordeste e os primeiros garimpeiros no Ciclo do Ouro. A arquitetura da cidade é datada de 1890 e a igreja Nossa Senhora da Glória foi construída em 1926.
Arquitetura do final da década de 1800
Igreja de Nossa Senhora da Glória de 1926
Além de ser conhecida por seus atrativos turísticos, Correntina esteve no cenário nacional em novembro de 2017 quando um grupo de pessoas ligadas a movimentos de proteção ambiental invadiu e destruiu máquinas e construções de uma fazenda que captava milhões de metros cúbicos de água diariamente do Rio Arrojado.
Pela BR 135 partindo de São Desidério alguns pontos ainda são de terra
BR 135
Por: Jackeline Bispo - ondeandei2015.blogspot.com.br